domingo, 26 de junho de 2011

"falar, até papagaio fala"

Escuto muitas vezes as pessoas dizendo: temos de proclamar o evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas perdidas!

Se não me falha a memória, o que Jesus disse para os apóstolos é que levassem a boa nova a todas as pessoas e com isso todos tivessem ciência de como chegar à salvação.

O que me intriga é saber que as pessoas "perdidas" conhecem o evangelho, e as vezes até melhor do que as que vivem dentro da igreja.
Se estas pessoas conhecem o evangelho de nada adiantará que alguém passe para anunciar a estes novamente as palavras de Jesus. Ainda mais se quem anunciá-las não tiver uma vida condizente com o que prega.
Por algum motivo, mesmo escutando sobre os ensinamentos de Jesus, resolveram não seguir tais ensinamentos.

Se anunciar o evangelho não está surtindo efeito, o que será que falta?
A frase que escutei ontem serve bem para ilustrar o que ocorre com a ineficácia do anúncio do evangelho: "falar, até papagaio fala".
Embora se encaixe perfeitamente no panorama, partindo de quem partiu, esta frase torna-se de uma ironia e de uma hipocrisia gigantesca.

O problema é bem este mesmo: as pessoas falam demais.
As pessoas que se encontram em situação de "perdição" não necessitam escutar mais uma vez as palavras de Jesus. Estas pessoas fatalmente já escutaram várias vezes. Até mesmo o evangelho se torna chato se simplesmente falado por várias vezes. Pior ainda quando quem o anuncia não vive-o.
As pessoas que "recitam" o evangelho quando não o vivem apenas recitam-no. Tornam o evangelho nada mais que um mero poema: bonito de ouvir, mas difícil de pô-lo em prática. Assim o evangelho acaba caindo no mundo da ideologia, onde tudo é perfeito.
Necessita-se de que estas pessoas, que usam o nome de Deus para justificar os seus pecados quando estes acabam caindo no conhecimento da comunidade, e que quando podem fazer algo sem serem descobertos pouco fazem das e pelas palavras de Deus, tirem o evangelho do campo do idealismo a tragam-no para o materialismo: e que vivam tal como manda e ensina o evangelho.

As pessoas "perdidas" necessitam de exemplos de vida. Precisam de pessoas que vivam o evangelho e não de recitadores de evangelho.
Como alguém que prega contra o alcoolismo, por dizer que o álcool deteriora o corpo que é o templo do Espírito Santo, terá crédito em suas palavras se na primeira festa que for se embriagar?
Como alguém que prega a amizade perante uma assembléia pode mudar alguém se na saída da igreja sequer sabe o nome da pessoa para quem pregou?
Coisas assim e ainda piores ocorrem em todas as igrejas (ênfase na Sta. Edwiges).
As pessoas têm usado o nome de Deus para justificar suas falhas de caráter: Deus é perfeito e nunca erra, eu não sou perfeito, por isso errei. Isso tem de acabar!

Há uma diferença básica entre as pessoas boas e as que gostam de tirar proveito das boas: essa diferença está nos verbos ser e estar.

As pessoas boas em alguns momentos de suas vidas estão erradas. Todavia o verbo estar é uma condição passageira, momentânea. Não é uma condição perpétua no âmago do ser destas pessoas.
Já as pessoas que gostam de tirar proveito das pessoas boas são podres, são usurpadoras e principalmente oportunistas. Dissimulam e somente esperam o momento oportuno para darem seus golpes. O verbo ser significa essência, ou seja, nestas pessoas essa podridão de caráter está incrustada no ser destes. É imutável.
E infelizmente é este ultimo caráter que predomina nas pessoas que estão na frente da igreja ( mais uma vez, ênfase na Sta. Edwiges)

Há que se mudar este panorama!
Há que saírem do meio destas pessoas obscuras alguns que vivam realmente o evangelho. Somente com pessoas que tratem aos demais como irmãos e não como oportunidades é que salvar-se-ão os que hoje estão "perdidos".

É através do exemplo e não do simples ato de recitar o evangelho que estaremos cumprindo o pedido de Jesus.

Paz aos bons, piedade aos demais.

3 comentários:

  1. Meu caro amigo Lucas Argentino
    Realmente concordo com todo o conteúdo do assunto relatado acima.Pessoas Falam demais e fazem de menos.
    Para que eles conseguissem algum resultado positivo, necessitaria de 3 coisas básicas, mas necessárias em um convívio na comunidade (comunidade= como uma unidade ), saber FALAR,VER E ESCUTAR.
    Muitos Falam e não escutam ninguém, Muitos veem as coisas erradas e não falam o que ocorre na Igreja, sobra somente a grande maioria OUVIR.
    Ouvir mas não falar e fingir que não viram nada, pois a Lei do silencio assim prevalece na Igreja.Certamente toda a COMUNIDADE sentiu a perda da parte da juventude, com a qual será a futura herdeira e a responsável por ela.
    Para que isso se concretize, devemos antes de tudo, ver o que leva a decadência da falta dos jovens nessa comunidade.
    Pois como um CEGO pode dizer para outro cego que caminho seguir, ou muito menos uma pessoa tirar a outra dentro da areia movediça, estando ele também na mesma situação.
    São coisas como essas que não me agradam e me entristecem muito.Sinto que a cada dia verei mais daqueles amigos que tanto conquistei para um caminho correto ,se perdendo em um caminho escuro e de sofrimento.......não que eu ou outra pessoa não possa ajudar, mas como disse anteriormente ai entra a COMUNIDADE lembra? Quando a comunidade deixar de ser egoísta e participar e não assistir as pessoas lutando sozinhas nessa guerra, que todos finalmente poderiam se portar como tal, como irmãos que tanto pregam ser, e não apenas na hora da paz de Cristo como o fazem.

    ACORDEM COMUNIDADE,SE FOSSE PRA SER CADA UM POR SI SÓ SERIA UNIDADE( ÚNICO )

    ResponderExcluir
  2. louvavel essa visão camilo da comunidade como sendo todos como uma unidade mas creio que nós como tal deveriamos nós responsabilizarmos pelo que chegou essa comunidade como o que está hoje como o que o lucas veio explicitar se nós não tivemos a capacidade de destinguirmos essa pessoas anteriormente que nó fizera tão mal como diz um ditado popular "uma fruta podre numa certa estraga o resto" logo inquanto houverfrutas podres priorizadas nossas frutas boas estarão sendo prejudicadas sempre. ou seja enquanto houver dicimulados e pesoas aproveitadoras e dermos brecha para essas pessoas continuarem fazendo o que fazem não coseguiremos uma comunidade como todos sendo uma só unidade. com plementando o dito pelo camilo e pelo lucar e reafirmado por mim gostaria de expor uma passagem biblica de adão e eva
    "13.Javé Deus disse à mulher: «Que fizeste?» A mulher res-pondeu: «A serpente enganou-me, e eu comi».
    14. Então Javé Deus disse à serpente: «Por teres feito isto, serás maldita entre todos os animais domésticos e entre todas as feras. Rastejarás sobre o ventre e comerás pó todos os dias da tua vida."(biblia sagrada. livro de Gênesis, capitulo 3 verciculo 13 e 14) como descrito na biblia a serpente assim como o dito aproveitadores pelo texto acima se acham espertos e que fazer o mal seria uma boa opção e cujo ao qual dignos de um critão. tá ai a resposta que deus deu para a serpente por se aproveitar e influênciar a mulher para cometer um pecado e desrespeitar o seu deus e aki deixarei tbm a resposta para quem compactuam com o feito e causão mal mesmo que involuntariamente uma vez que estão perpetuando esse mal inicial" Javé Deus disse então à mulher: «16.Vou fazer-te sofrer muito na tua gravidez: entre dores, darás à luz os teus filhos; a paixão vai arrastar-te para o marido, e ele te dominará».
    17. Javé Deus disse ao homem: «Já que deste ouvidos à tua mulher e comeste da árvore cujo fruto Eu te tinha proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Enquanto viveres, dela te alimentarás com fadiga.
    18. A terra produzir-te-á espinhos e ervas daninhas, e comerás a erva dos campos.
    19. Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes para a terra, pois dela foste tirado. Tu és pó, e ao pó voltarás».
    20. O homem deu à sua mulher o nome de Eva, por ser ela a mãe de todos os que vivem.
    21. Javé Deus fez túnicas de pele para o homem e sua mulher, e vestiu-os."(Biblia sagrada. Livro Gênesis, capitulo3 versiculos16 ao 21)
    Logo se não pecas mas compactua com esse pecado também peca com si e contra outras pessoas deus não pune nimguém vc que rpocura sua própria punição atravé de seus atos pois apenas "colhe o que planta"
    por falta de caracteres a continuação no segundo comentario.

    ResponderExcluir
  3. Porém cabe a nós cujo o qual descrito no liro ato dos apostolos capitulo 20 versiculos do 18 ao 28.
    "18. Quando os anciãos chegaram, Paulo disse-lhes: «Vós bem sabeis de que maneira me comportei em relação a vós durante todo o tempo, desde o primeiro dia em que cheguei à Ásia.
    19. Servi o Senhor com toda a humildade, com lágrimas e no meio das provações que sofri por causa das ciladas dos judeus.
    20. Nunca deixei de anunciar aquilo que vos pudesse ser de proveito, nem de anunciar publicamente e também de casa em casa.
    21. Com insistência, convidei judeus e gregos a arrependerem-se diante de Deus e a acreditarem em Jesus nosso Senhor.
    22. E agora, prisioneiro do Espírito, vou para Jerusalém, sem saber o que lá me acontecerá.
    23. Só sei que, de cidade em cidade, o Espírito Santo me adverte, dizendo que me aguardam cadeias e tribulações.
    24. Mas de modo nenhum considero a minha vida preciosa para mim mesmo, contanto que leve a bom termo a minha carreira e o serviço que recebi do Senhor Jesus, ou seja, testemunhar o Evangelho da graça de Deus.
    25. Agora, porém, tenho a certeza de que não mais vereis o meu rosto, vós todos entre os quais passei pregando o Reino.
    26. Portanto, hoje dou testemunho diante de vós: se alguém de vós se perder, eu não sou responsável,
    27. pois não deixei de vos anunciar todos os projectos de Deus.
    28. Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho, pois o Espírito Santo vos constituiu como guardiães, para apascentardes a Igreja de Deus, que Ele adquiriu para Si com o sangue do seu próprio Filho."(Biblia sagrada)
    exposto ai emcima que nós somos os guardiães do espirito santo e como tal devemos cuidar para que isso que está acontecendo não ocorra e esclarecermos os erros que fazem ao estarem ali para que não se percam no pecado e levarmos todos a salvação por cristo jesus. como explicito na biblia descrito ai em cima cabendo a salvação para todos aos quais se mantiveram e expalharam o evangelho tomando conta do seu rebanho."4. «Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir procurar a ovelha que se perdeu, até a encontrar?" pois assim como dito nesse versiculo da passagem do filho pródigo inquanto tiver uma ovelha perdida ou um dos meus perdidos por ai eu estarei perto para lhe trazer a salvação até o ultimo minuto de minha vida.

    ResponderExcluir