sábado, 9 de julho de 2011

Por nossa conta.

Começo pela simples pergunta: pode um ser encontrar-se no mesmo momento em duas situações opostas? Explicarei melhor: pode um corpo estar em repouso e em movimento ao mesmo tempo? Pode alguém estar triste e feliz no mesmo instante? Pode alguém sentir dor e prazer ao mesmo tempo? Pode alguém estar enfermo e saudável no mesmo instante? E façamos a mesma pergunta com outros estados dos seres que são antagônicos.

Levemos em conta o que ocorre com os sado masoquistas. Estes supostamente sentem prazer ao sentirem dor. Sendo assim, poderíamos ser levados a crer que um ser pode experimentar ao mesmo tempo estados físicos e/ou de espírito que ao primeiro olhar parecem totalmente antagônicos.
Mas analisemos esta situação: Dor e prazer são sentimentos que o espírito experimenta em alguns momentos. O resultado da dor é necessariamente a infelicidade, a tristeza. Já o do prazer que é o sentimento oposto à dor causa necessariamente os resultados opostos.
Tomemos isso por correto. Agora outra pergunta surge: Como podem sentimentos opostos proporcionarem resultados iguais? O resultado da doença é o enfraquecimento do corpo, o da saúde o fortalecimento do mesmo. Pode a doença levar o corpo a se fortalecer e a saúde levar o corpo a se enfraquecer? É evidente que não.
Da mesma forma então podemos considerar que a dor não pode causar felicidade e vice-versa. Sendo assim, o que traz felicidade e prazer ao sado masoquista não é a dor. Podemos ainda aprofundar nesta análise: aqui no ocidente as mulheres usarem biquíni é um coisa normal. Já no oriente médio essa atitude causa repulsa e indignação. Isto é uma questão de ponto de vista. Assim o que para os demais é uma situação que causa dor e conseqüentemente infelicidade para os sado masoquistas é uma situação que causa exatamente o oposto. Ou seja, o que para os corpos da maioria se interpreta como dor, para os sado masoquistas nada mais é do que um estímulo ao prazer.
Desta forma  creio que podemos dizer que é impossível um ser, seja ele qual for, experimentar no mesmo instante dois estados ou sentimentos sejam eles físicos ou espirituais que sejam antagônicos.

Sendo assim, pode Deus ser benevolente e justo ao mesmo tempo?

Eu particularmente não creio nisso.

Se alguém comete um falta, Deus que tudo vê, pune-o ou perdoa-o?
De acordo com a Igreja Católica, até em meados do século XIX, quem transgredia alguma regra era punido pela própria igreja, que é óbvio representava Deus e seus desejos na Terra. Neste caso Deus era justo.
Hoje em dia é o contrário: Deus é benevolente, ou seja, perdoa a tudo, desde que o pecador se arrependa e freqüente a igreja com os seus irmãos.
Sendo assim, Deus tampouco experimenta dois estados antagônicos: ser justo e ser benevolente.
Mas aprofundemos isto: suponhamos que a falta cometida seja um furto. Se Deus for justo, Ele fará com que seja punido o transgressor e ressarcido o que teve o bem subtraído. Se em contrapartida Deus for benevolente, ele não fará com que seja punido o transgressor, esperando que ele se arrependa, e tampouco ressarcirá o que teve o bem subtraído, esperando que este não seja apegado aos bens materiais, esperando Deus para fazer a justiça em outro momento (juízo final).
No primeiro caso Deus é justo e não benevolente. Deus manifesta seu poder na Terra interferindo na vida dos homens mesmo que estes não se dêem conta. No segundo caso Deus é benevolente e não justo. Ele não manifesta seu poder em meio aos homens enquanto estes estão em suas vidas terrenas, esperando para agir no além.
Se Deus é benevolente como diz a maioria Ele não agirá em nossas vidas enquanto estivermos na Terra. Deus esperará para aplicar a justiça em outro momento, possivelmente no juízo final.
Se de fato Ele é benevolente fica óbvio que ele não age: pois na Terra nota-se muito perdão (ou ao menos Ele releva os pecados) e também muita injustiça (causada pelos homens e pela "não ação" de Deus- que fica esperando para fazer a justiça no além). Se Deus não age, logo Ele não fala com os homens diretamente - usa das escrituras para falar aos homens. Se Deus é benevolente e conseqüentemente, como ficou claro com a análise, não age, fica evidente que todas as ladainhas contadas por alguns de que Deus falou para fazer alguma coisa, ou que Deus deu uma missão, nada mais são do que mentiras e as expressões das vontades humanas destes hipócritas. Se Deus usasse de justiça para conosco enquanto estivéssemos na Terra provavelmente não estaríamos diante de situações calamitosas e revoltantes como as que nos deparamos em nosso cotidiano.
Sendo assim, ouso dizer que nem mesmo o Todo-Poderoso enquanto ser vivente pode experimentar dois estados de espírito antagônicos, e que neste momento, de fato, Ele está benevolente e aguardando o momento oportuno para fazer justiça.

Sendo assim, cabe a nós enquanto seres terrenos combatermos a injustiça e não esperarmos a justiça Divina na Terra. Alias, se Deus quisesse dirigir e controlar nossas vidas como dizem estes hipócritas e mentirosos não teria nos dado o livre arbítrio.
Cabe, pois, somente a nós mesmos lutarmos pela justiça e combater a injustiça. E para tal não necessitamos de punirmos os demais com nossos julgamentos perniciosos, mas sim evitarmos que os que já deram mostras de serem injustos e astutos consigam praticar novamente a injustiça.
Prevenção e não punição.
Não tratemos como empregado nosso Deus como fazem os hipócritas: "vou entregar nas mãos de Deus". A vida é uma dádiva por Ele dada a nós.
Enquanto estivermos na Terra justiça e injustiça caberá somente a nós. Previnamo-nos das injustiças e busquemos a justiça.

2 comentários:

  1. Lucas......... você é fodastico rssrsrs de todas as suas menções de seu blog ,esse foi o mais profundo deles, era bom se algumas pessoas " aquelas que não se deve falar o nome" pudessem ler e ver a merda q fizeram.
    Concordo em tudo.

    Abraços amigo e até mais

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  2. "Prevenção e não punição."após ler seu texto foi aki onde vc me conquitou como leitor uma ver que deus e somente ele cabe a punição.Mas devemos nos com o nosso livre arbitrio regular para que as injustiças não acontecam aqui na terra.
    "3. Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus!
    4. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados!
    5. Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!
    6. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados!
    7. Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia!
    8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!
    9. Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus!
    10. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus!
    11. Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. "(Matheus 5)
    como diz ai em cima na palavra de deus bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! e Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! pois a justiça exposta ai não é a de punição mais sim de que sejemos justos mesmo que perseguidos por sermos justos uma vez que honra e uma coisa que se tem ou não tem e pra não ter basta perde-la, perdendo a honra nada seremos se não apenas humanos sem dignidade e excluidos da sociedade por mérito próprio.

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